domingo, outubro 09, 2011

Trabalhando com os diferentes ''Gêneros Textuais''

Podemos utilizar receita culinária, bilhete e lista de compras (supermercado) como alternativas para trabalhar o gênero textual nas séries iniciais do ensino fundamental.









4 comentários:

  1. Liete, seu blog está mto legal. Adorei os gêneros escolhidos. Bj

    ResponderExcluir
  2. 1 - Receita culinária: ela compõe um gênero textual muito presente no contexto dos sujeitos sociais e possuem um forte apelo cultural. É um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento; informar a fórmula de um produto, detalhando os seus ingredientes e o seu preparo. Trata-se, portanto, de uma sequência de passos para a preparação de alimentos.
    Sua estruturação é simples, de fácil compreensão e memorização, isto por sua vez torna-se fundamental no processo de aquisição da leitura e da escrita do aluno que está em se alfabetizando.
    As atividades de leitura e escrita com receitas culinárias possibilitam aos alunos pensarem sobre:

    • A quantidade de letras necessária para escrever as palavras;

    • A orientação e o alinhamento da escrita: da esquerda para direita, de cima para baixo;

    • A função dos espaços em braço entre as palavras;

    • A diferença entre letras, sílabas, palavras, frases e texto;

    • A função social da escrita.

    ResponderExcluir
  3. 2 - Bilhete: É um tipo de carta simplificada (uma mensagem curta e objetiva), por isso é preciso ir direto ao assunto. A importância do papel social da escrita se reflete numa letra legível e numa estrutura de idéias bem organizadas.
    É um gênero textual que possui algumas caracteristicas próprias. Ele deve conter o nome de quem vai receber o bilhete (destinatário), o assunto, que deverá ser curto e objetivo; a despedida e a assinatura de quem escreveu (remetente).

    ResponderExcluir
  4. 3 - Lista de compras: quando trabalhamos com esse gênero textual, podemos ter como objetivos: estimular a compreensão e a valorização da cultura escrita; conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; analisar os produtos que compõe a cesta básica e o valor; analisar a origem dos alimentos que consumimos.

    ResponderExcluir