quinta-feira, setembro 22, 2011

Sala de aula do FUTURO #



A FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense já utiliza o "modelo de sala de aula do futuro" - Sala REVOLUTI


Como será a escola do futuro?

Aliando os mais novos conceitos pedagógicos aos avanços da informática, o Sistema Revoluti insere o computador na sala de aula e estimula a interação entre os alunos.

Aprendizagem por colaboração

Diversos modelos de ensino destacam a necessidade de estimular a participação, a interação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento. Assim, os professores deixam de ser a única fonte de informação e passam a atuar como um guia, circulando pela sala de aula para interagir com os alunos, que deixam de ser meros espectadores e passam a pesquisar, debater, identificar problemas e soluções, pensando criativamente e trabalhando em grupo.



É pertinente a idéia de que esse modelo de sala de aula permitiria elevada mobilidade e interatividade nos ambientes real e virtual, permitindo além do contato físico, a interação entre as pessoas, estimulando a comunicação e a colaboração coletivamente.


#


Localização: UERJ - FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense)

Vila São Luís - Duque de Caxias - Rio de Janeiro


quarta-feira, setembro 21, 2011

Portfólio eletrônico como avaliação formativa #




Vamos refletir um pouco sobre o uso do portfólio eletrônico como um exemplo de avaliação formativa.

A avaliação formativa considera o que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa.
O Portifólio eletrônico como instrumento de avaliação tem o objetivo de incentivar a utilização e o domínio de recursos digitais pelos alunos; promover o pensamento crítico-reflexivo e promover a autonomia dos alunos, motivando-os e apoiando-os em seu processo de sistematização das próprias aprendizagens.
Devem ser utilizados como suporte para a elaboração do portfólio, os pressupostos teóricos e práticos das disciplinas em foco.
A criação do portfólio implica uma seleção sistematizada das produções do aluno, envolvendo capacidade de auto-organização da produção intelectual ao longo do período deteminado. Ele permite que os alunos registrem todo seu percurso de aprendizagem, do início ao fim de um determinado período escolar, para promover a autoavaliação e estabelecer metas e objetivos para a progressão de suas aprendizagens.
Barton e Collins consideram que o portfólio facilita a articulação entre teoria/prática, apontando algumas caracteristicas como:
  • multiplicidade de recursos;
  • autenticidade;
  • dinamicidade;
  • explicitação dos objetivos a serem alcançados;
  • integração dos conhecimentos científicos e das experiências de vida;
  • multiplicidade de objetivos
Embora seja uma iniciativa inovadora, algumas pessoas se deparam com dificuldades nesse processo de utilização do portfólio eletrônico, como:
  • a administração do tempo;
  • dificuldade na escrita;
  • pouca familiaridade com os recursos tecnológicos;
  • pouca vivência com o processo criativo; entre outros
Mesmo enfrentando algumas dificuldades é possível afirmar que o uso de portfólio eletrônico tem servido com espaço de possibilidades, que proporcionam o desenvolvimento da capacidade de análise, da aprendizagem, da autonomia e da superação dos medos na utilizaçao dos recursos tecnológicos.

#

segunda-feira, setembro 12, 2011

Como ler bem ?!




Existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: ler por prazer, ler para estudar e ler para se informar.

Ler deve ser um ato prazeroso, totalmente desligado da idéia de obrigatoriedade. Não é fácil gostar de ler, mas muitos já perceberam que a leitura é de extrema importância para se conseguir algo nessa vida.
O primeiro passo é procurar leituras e assuntos que goste e que lhe dê prazer. Para criar hábitos de leitura, reserve um tempo do seu dia para praticar.
Lendo um pouco todos os dias, o ato passará a ser corriqueiro e com o tempo se tornará uma hábito inadiável.

- Ler nos faz bem em vários aspectos:
  • Melhora cada vez mais a nossa capacidade e velocidade de leitura;
  • Melhora nossa capacidade de escrita;
  • Aumenta nosso vocabulário, além de nos expressarmos melhor;
  • Aumenta a nossa cultura em geral;
  • Nos faz formar mais opiniões sobre diversos assuntos diferentes.

[Escreve bem quem lê muito;
e escreve melhor quem lê e escreve muito]



# fica a dica !


quinta-feira, setembro 08, 2011

Discurso em Foucaul x Concepção do educador #




Para nós, futuros educadores, que estamos de certa forma "autorizados a falar", podemos analisar as relações de poder-saber veiculadas na sociedade, que nos permite começar a identificar as características e práticas particulares que têm efeitos perigosos, dominadores ou negativos.
Ter um "novo olhar" para os mecanismos de nossas futuras instituições educacionais, questionar a "verdade" de nossos próprios discursos, pode nos abrir possibilidades de mudanças em nossas práticas educativas.


#

quarta-feira, setembro 07, 2011

Discutindo um pouco sobre FOUCAULT #



Vamos começar a discutir sobre o livro "A ordem do discurso" aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970; de Michel Foucault.

Foucault tenta nos colocar a par dos perigos que o discurso acarreta, nos direcionando para o seu método de análise da relação entre as práticas discursivas e as diversas formas de poder que as permeiam.

"Mas, o que há, enfim, de tão perigoso no fato de as pessoas falarem e de seus discursos proliferarem indefinidamente? Onde, afinal, está o perigo?
Eis que Foucault fala: "Suponho que em toda sociedade a produção do discurso é ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos (...)"



#