quarta-feira, setembro 21, 2011

Portfólio eletrônico como avaliação formativa #




Vamos refletir um pouco sobre o uso do portfólio eletrônico como um exemplo de avaliação formativa.

A avaliação formativa considera o que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa.
O Portifólio eletrônico como instrumento de avaliação tem o objetivo de incentivar a utilização e o domínio de recursos digitais pelos alunos; promover o pensamento crítico-reflexivo e promover a autonomia dos alunos, motivando-os e apoiando-os em seu processo de sistematização das próprias aprendizagens.
Devem ser utilizados como suporte para a elaboração do portfólio, os pressupostos teóricos e práticos das disciplinas em foco.
A criação do portfólio implica uma seleção sistematizada das produções do aluno, envolvendo capacidade de auto-organização da produção intelectual ao longo do período deteminado. Ele permite que os alunos registrem todo seu percurso de aprendizagem, do início ao fim de um determinado período escolar, para promover a autoavaliação e estabelecer metas e objetivos para a progressão de suas aprendizagens.
Barton e Collins consideram que o portfólio facilita a articulação entre teoria/prática, apontando algumas caracteristicas como:
  • multiplicidade de recursos;
  • autenticidade;
  • dinamicidade;
  • explicitação dos objetivos a serem alcançados;
  • integração dos conhecimentos científicos e das experiências de vida;
  • multiplicidade de objetivos
Embora seja uma iniciativa inovadora, algumas pessoas se deparam com dificuldades nesse processo de utilização do portfólio eletrônico, como:
  • a administração do tempo;
  • dificuldade na escrita;
  • pouca familiaridade com os recursos tecnológicos;
  • pouca vivência com o processo criativo; entre outros
Mesmo enfrentando algumas dificuldades é possível afirmar que o uso de portfólio eletrônico tem servido com espaço de possibilidades, que proporcionam o desenvolvimento da capacidade de análise, da aprendizagem, da autonomia e da superação dos medos na utilizaçao dos recursos tecnológicos.

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