sexta-feira, novembro 11, 2011

Livro Didático: Português - Uma proposta para o letramento . - Magda Becker Soares - Moderna , 2007 #

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.


Os livros didáticos são analisados por especialistas da área, onde estes, preenchem uma ficha de avaliação composta por critérios, e inclui procedimentos técnicos, metodológicos e operacionais.
A ficha de avaliação contempla três critérios eliminatórios que, se não preenchidos, justificam a
exclusão do livro, que são eles:

* correção e articulação dos conceitos e informações básicas;
* coerência e pertinência didático-metodológicas e construção da cidadania.

Os demais critérios são:

* a natureza material do texto;
* as atividades de leitura e compreensão de textos;
* as atividades de produção de textos escritos;
* o trabalho com a compreensão e a produção de textos orais;
* o trabalho sobre os conhecimentos lingüísticos;
* o manual do professor;
* os aspectos gráfico-editoriais.

O PNLD levanta uma questão, quanto a utilização do livro didático em sala de aula: ao invés de roteiro principal dos professores, ele deve ser tido como um instrumento auxiliar na prática docente.
Um bom livro didático “deve contribuir para a construção da ética necessária ao convívio social democrático”, uma vez que, ainda em conjunto com o PNLD, “o objetivo último da educação escolar é “preparar o educando para o exercício da cidadania” e “qualificá-lo para o trabalho”.
Por isso, as três preocupações centrais do ensino de língua materna, em todos os ciclos de Ensino Fundamental, devem ser:

a) o processo de apropriação da linguagem escrita pelo aluno, assim como das formas públicas da linguagem oral — o mais complexo e variado possível;
b) o desenvolvimento da proficiência na norma culta, especialmente em sua modalidade escrita, mas também nas situações orais públicas em que seu uso é socialmente requerido;
c) a prática de análise e reflexão sobre a língua, na medida em que se fizer necessária ao desenvolvimento da proficiência oral e escrita, em compreensão e produção de textos.


Livro Didático: Português - Uma proposta para o letramento -
Magda Becker Soares - Editora Moderna - 2007



A metodologia de ensino-aprendizagem efetivada pela coleção é representativa de uma postura construtivista que compreende a aprendizagem como um processo que se desenvolve pela indução, e que contempla as capacidades de análise e reflexão sem deixar de orientar os procedimentos no campo da leitura e da produção textual. Essa postura flexível é coerente com a concepção de linguagem como prática social; com a noção de texto como produto empírico do gênero representativo dessa prática; e com a compreensão de língua como fenômeno dinâmico que apresenta variações em função dos falantes ou da situação de uso.
Quanto à sua organização, a coleção associa os temas aos gêneros textuais: cada volume apresenta quatro unidades organizadas por uma temática específica, em torno da qual são apresentados entre sete e oito textos de gêneros diversificados, com pontos de vista diferenciados.
As atividades de ensino-aprendizagem estão distribuídas em quatro seções, que representam os eixos estruturadores da proposta:
1) leitura de gêneros diversificados, envolvendo práticas bastante inter-relacionadas (preparação para leitura, leitura oral, leitura silenciosa, interpretação oral, interpretação escrita, interpretação pelo desenho e vocabulário);
2) produção de textos de diversos gêneros escritos, em diferentes condições de produção;
3) linguagem oral, voltada à escuta orientada da leitura de textos escritos e à produção orientada de textos orais;
4) língua oral – língua escrita, centrada na reflexão sobre a relação entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico e sobre as diferenças entre o estilo formal e informal.

A coletânea de textos, destinados às atividades de leitura e às demais atividades, apresenta diversidade de gêneros, bem como de contextos sociais de uso.
* volume 1 são contemplados, de forma equilibrada, os contextos da literatura (história infantil e poema), da arte não-verbal (fotografia), do lazer (tirinha e brincadeira), da divulgação (verbete e texto didático) e da publicidade (anúncio e rótulo);
* nos demais volumes, são contemplados, de forma mais acentuada, a literatura infantil e infanto-juvenil (história, poema, peça teatral, fábula e lenda), seguida dos contextos da imprensa (reportagem e notícia) e da divulgação (verbete e texto didático).

Nos diversos contextos de uso focalizados, há predominância da língua padrão urbana e do registro formal (presentes nos diversos textos literários e nos textos de divulgação). Há também presença significativa do estilo semiformal, que marca o tom descontraído de alguns poemas e narrativas infanto-juvenis, das matérias (reportagens) jornalísticas e das tiras.

O Manual do Professor está organizado em três partes:

* 1º parte: as concepções teóricas sobre os objetos de ensino – a língua e as práticas de letramento – e sua relação com os objetivos do ensino de Língua Portuguesa são explicitadas, sem erros conceituais, nem indução a erros;
* 2º parte: são apresentados os eixos de ensino, com os objetivos, orientações metodológicas e sugestões bibliográficas; na terceira parte, é apresentada uma complementação bibliográfica.

O manual orienta os objetivos das atividades, com propostas de articulação dos conteúdos entre si e sugestões de exploração da interdisciplinaridade.

A coleção assume, como perspectiva de trabalho, a dimensão interacional e discursiva da linguagem, tendo como objeto de ensino o texto oral e escrito, com propostas de atividades para os diversos eixos do ensino de Língua Portuguesa.
Esta coleção tem como principal qualidade sua organização por temas com enfoques diversificados associados a gêneros, o que configura um trabalho articulado com a linguagem enquanto prática social e com a língua como fenômeno social, sujeito à variações no âmbito das modalidades falada e escrita.


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